Valdir Rocha expõe xilogravuras no Museu Olho Latino


A mostra “Memórias” do artista Valdir Rocha está em exposição de 10 de fevereiro a 10 de março no Museu Olho Latino, situado no 1º andar do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.
A exposição é composta por xilogravuras do álbum “Memórias” produzidas nos anos de 1998 e 99.
Valdir Rocha é pintor, desenhista, escultor e gravador, com dedicação às artes plásticas desde 1967. Formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da USP, por onde também obteve os títulos de Doutor e Livre-Docente. Deixou a carreira acadêmica para se dedicar exclusivamente às atividades editoriais e artísticas.
 Parte expressiva da obra de Valdir Rocha está reunida em mais de 10 livros e é objeto de diversas monografias, como as seguintes: “A Escultura de Valdir Rocha”, de Mirian de Carvalho, São Paulo: Escrituras, 2004; “O Desenho de Valdir Rocha”, de Péricles Prade, São Paulo: Escrituras, 2004; e a “A Torre de Babel de Valdir Rocha”, São Paulo: Escrituras, 2007. Em 2012, foi publicado o livro “Só sobre SÓS”, de Valdir Rocha coordenado por Péricles Prade, pela Editora Letras Contemporâneas, de Florianópolis, SC.
 O artista tem dirigido alguns documentários em vídeo, como os seguintes: “Arthur Bispo do Rosário: Organizador do Caos”, gravado durante a 30ª Bienal de São Paulo, e “O Imaginário de Wega Nery”. Realizou exposições individuais e participou de mostras coletivas. É membro da APAP – Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo.
Para o curador Paulo Cheida, “a mostra é muito importante por apresentar obras de um dos principais álbuns de gravura feitos por um artista brasileiro”. Observa que as gravuras expostas pertencem ao acervo do Museu, assim como outras que foram gentilmente doadas pelo artista Valdir Rocha.
 A mostra “Memórias” do artista plástico Valdir Rocha pode ser visitada até 10 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP. A realização da mostra é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos.


Serviço:
Exposição: “Memórias” – Xilogravuras do artista plástico Valdir Rocha.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 10 de fevereiro a 10 de março de 2017.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Museu Olho Latino.
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511