Parabéns Tuiuti!

Tuiuti comemora 26 anos no dia 19 de Maio.

Vamos contar um pouco de sua hisória.

Seus primeiros habitantes conhecidos de modo mais preciso foram os bandeirantes, que aí chegaram em busca de ouro, pedras preciosas e índios para escravizar, e os agricultores, que buscavam o valor econômico da terra para estabelecer um comércio entre o sertão e o litoral.
Em 1890, em terreno doado por Januário Pinto, foi construída uma capela em homenagem a São Sebastião. Foi elevado a distrito do município de Bragança Paulista pela Lei Estadual 858, de 5 de dezetmbro de 1902. Na ocasião, teve seu nome mudado de "Pântano" para "Tuiuti", em homenagem à batalha homônima na Guerra do Paraguai. Em 19 de maio de 1991 foi realizado plebiscito sobre a emancipação do distrito, o que foi aceito pela ampla maioria. Foi elevado a município pela Lei Estadual 7 664, de 30 de dezembro de 1991, com a instalação efetivamente em 1 de janeiro de 1993.


"Tuiuti" é uma palavra de origem tupi-guarani significando "rio do lamaçal", através da junção de tuîuka (lamaçal)e ty (rio), ou "brejo branco". É uma referência à Batalha de Tuiuti, na Guerra do Paraguai.

Uma das principais riquezas do município é a água, de seus rios, córregos, cachoeiras e até de fontes de água mineral, ainda inexploradas. Destaque para a Cachoeira dos Godoy e as várias cachoeiras do Rio Jaguari, localizadas no Bairro do Passa Três.
 
O município ainda mantém preservados diversos trechos da Mata Atlântica, que abriga diferentes espécies da fauna local, como pacas, preás, aves, macacos e animais de grande porte, como as suçuaranas.
 

 Foto da Capa (Foto: Isabela Leite/G1 Campinas)