Festa da Linguiça em Bragança Paulista chega a sua sétima edição

Festa da Linguiça em Bragança Paulista chega a sua sétima edição e reúne produtores de altíssima qualidade e apresenta linguiça vegetariana no feriado de 7 de setembro

Em um espaço arborizado no meio da cidade a Festa Linguiça promete repetir o mesmo sucesso do ano passado apresentando ao publico diversas receitas e lança a linguiça vegetariana a base de soja e especiarias
Conhecida pela sua tradicional linguiça, a cidade de Bragança Paulista sediará a sétima edição da Festa da Linguiça, de 06 a 10 de setembro no parque de exposições Dr. Fernando Costa, mais conhecido como Posto de Monta. Organizada pela ALBRAG – Associação dos Produtores de Linguiça de Bragança Paulista e com realização da Prefeitura de Bragança Paulista, a Festa reunirá os principais produtores da mais famosa especialidade da cidade.



Segundo os organizadores a edição de 2016 recebeu 30 mil pessoas e foi consumido 1000 kg de linguiça. A expectativa da edição deste ano é superar a venda de linguiça e receber mais de 35 mil pessoas, já que a Festa da Linguiça acontecerá no feriado prolongado da Independência.

A 7ª Festa da Linguiça contará com dez produtores de linguiças que estarão apresentando ao público diversos tipos e sabores da iguaria apresentadas de formas diferentes além dos tradicionais lanches e porções. Os expositores irão apresentar pratos diferenciados e mostrar que a linguiça bragantina pode ser utilizada na culinária de formas inusitadas, não se limitando ao formato lanche com vinagrete ou churrasco.

A grande novidade desta edição será o lançamento da linguiça vegetariana á base de soja, a proteína vegetal  usada na composição da iguaria  com todos os temperos e especiarias usadas em linguiça tradicional como coentro e louro. Também tem uma versão que simula uma calabresa bem apimentada e a versão com cogumelos e uma bem fininha para ser usada em lanches chamados o “ NOT DOG”. Estas linguiças podem ser usadas nas mais variadas receitas: escondidinho, empanados, pastel, como petiscos com anéis de cebola, pizzas, assados em grelha, em feijão preto  e no que a criatividade mandar. São 100% artesanais feitas de um dia para o outro e o sabor e a textura são semelhantes à linguiça de origem animal. A massa é envolvida em um involucro de poliéster ou um material feito com fibras de madeira, que não é comestível, serve apenas para manter a forma da linguiça e antes do preparo deve ser retirada. A novidade poderá ser saboreada na barraca da Colonial de Bragança.

O público poderá saborear de sanduiches a receitas gourmets e inusitadas. Entre os expositores já confirmados destaque para La Bragantina, Linguiçaria do Rosário, Colonial de Bragança, Original de Bragança, Center Carnes Kente, Linguiçaria Bragança, KiAssados,Autenticidade e Real de Bragança e Nova Vicchi que estarão preparando e apresentando seus lançamentos com sabor e recheios especiais. Segundo a organização o público poderá saborear mais de 20 tipos de linguiça oferecidos entre elas recheadas com damasco e pimenta biquinho..

Entre as atrações o “Concurso Glutão” para aqueles que não tem medo de uma mesa bem farta. O concurso irá eleger o maior comilão de linguiça dos últimos tempos. Os organizadores prepararão um enorme lanche de metro e aquele que comer mais centímetros ou metros sairá o vencedor.

A Festa da Linguiça é para toda família com espaço kids e uma programação musical que agrada a vários estilos musicais do sertanejo ao rock pop. Vale o passeio.



O que faz da linguiça bragantina famosa.

Conhecida nacionalmente a linguiça bragantina é famosa por ser produzida artesanalmente com receitas passadas de gerações a gerações. A fama se deu pela forte colonização italiana e a tradicional criação de suínos na cidade, as famílias tinham por costume produzir para consumo próprio uma linguiça calabresa fresca, preparada com carnes de primeira e ingredientes naturais, uma receita típica italiana. Naquela época, o café e outros artefatos produzidos na região eram levados para diversas cidades e até mesmo para outros Estados. Como forma de agradecimento, os viajantes sempre levavam a linguiça bragantina para presentear seus clientes. Desta forma o produto acabou sendo “pulverizado” em outras regiões de forma natural, sem pretensões. Encantados com tamanha qualidade da iguaria, as pessoas já se manifestavam com um “não se esqueça de trazer a linguiça de Bragança”. Passados diversos anos, o produto passou a ser preparado para comercialização nas margens das rodovias que cruzam a cidade de Bragança Paulista.

Serviços:  7ª Festa da Linguiça de Bragança Paulista
De 06 a 101 de setembro de 2017 | Das 10 às 22 horas
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto Monta)
Avenida Dr. Fernando Costa, s.n -  Bragança Paulista – SP

Entrada Gratuita | Estacionamento no local pago a parte
Informações: (11) 2473-1463
www.festadalinguica.com.br