dezembro, 2018

15dez10:0015:0052 anos do Museu Oswaldo Russomano

Detalhes

A comemoração acontecerá no dia 15 mesmo, a partir das 10h, com música ao vivo – Marcão Skema, apresentação de Taiko (Aozora Daiko), marcada para às 15h, degustação de café oferecida pela Associação de Cafeicultores de Bragança Paulista, e também distribuição de pipoca e algodão-doce.

Trazendo um pouco da história… o Museu Municipal de Bragança Paulista foi criado por meio da Lei Municipal nº. 166/1953, mas foi inaugurado só em 15 de dezembro de 1966, e na década de 80, após algumas mudanças de local, instalou-se definitivamente na Rua Cel. João Leme, 520, no centro da cidade – imóvel datado de 1896.

O acervo de aproximadamente 3.000 peças expõe objetos pessoais de grandes nomes da história do município e peças que retratam a época dos barões do café, dos constitucionalistas e a ocupação indígena do Guaripocaba. Encontram-se ainda louças, instrumentos musicais, móveis da antiga Câmara Municipal e objetos da extinta Estrada de Ferro Bragantina.

Ao visitá-lo, as pessoas voltam ao passado, identificando a história local em contato com períodos de importante mudança cultural e tecnológica, como o período imperial, a escravidão, a segunda guerra mundial, revolução de 32, arqueologia. No Museu pode-se ainda ver: objetos da arte-sacra, máquinas fotográficas, relógios, TVs e rádios de época, fotografias do acervo histórico, objetos dos combatentes, além de peças que retratam o ambiente doméstico e a moda antiga, além de artesanato e artefatos indígenas.

Hora

(Sábado) 10:00 - 15:00

X