junho, 2018

30jun(jun 30)00:0120jul(jul 20)23:59Museu Olho Latino - Geny Phillips

Detalhes

A mostra acontece de 30 de maio a 20 de julho no Museu Olho Latino em Atibaia, SP.

A exposição é uma homenagem póstuma que o Museu Olho Latino presta à artista Geny Phillips que faleceu em fevereiro deste ano aos 91 anos.

Geny nasceu em Picuí na Paraíba em 1926. Trabalhou no Consulado Americano de Recife por volta de 1956 e casou com o americano Richard Elgin Phillips em 1958. Residiu nos Estados Unidos na década de 60 e anos iniciais da década de 70. Estudou gravura em 1971 e 72 com o artista brasileiro Roberto de la Monica no Art Students League em Nova York. Em sua volta ao Brasil fixou residência numa chácara no distrito Joaquim Egídio pertencente ao município de Campinas, SP, em 1975, onde residiu até os seus últimos dias.

O local tinha sido sede da fazenda Bela Vista. Lá construiu duas casas com materiais de demolição, com tijolos e telhas centenárias. “Para mim a casa representa uma história de amor” declarou Geny em reportagem ao jornal Correio Popular de Campinas (04/07/1993). Afirmou: “É uma sofisticação às avessas, uma antimansão do ponto de vista do esteriótipo”.

Esse modo autêntico da artista e poetiza Geny Phillips está evidenciado em sua produção artística, constando de pinturas, desenhos, gravuras e poesias. É notória em suas temáticas a valorização ao patrimônio histórico, à natureza e às pessoas de um modo muito particular.

A mostra que o Museu Olho Latino apresenta sintetiza as propriedades criativas da artista permeadas nas 12 gravuras em metal expostas, realizadas na década de 70.

A artista era entusiasmada com a arte da gravura e quando voltou ao Brasil para fixar residência em Joaquim Egídio, importou dos Estados Unidos uma das melhores prensas calcográficas da época, feita pela impressora Charles Brand.

Paulo Cheida diz que participou de exposições com Geny Phillips em meados da década de 70 quando a curadora e artista plástica Maria Helena Mota Paes, na época Diretora Cultural do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, organizou e promoveu a arte campineira formando o Grupo Hoje composto por vários artistas plásticos e poetas.

Cheida diz que, embora Geny tenha participado de exposições e, inclusive, tenha sido mencionada no livro “Memória do Ateliê Coletivo; Artistas de Pernambuco; Tratos da Arte de Pernambuco”, de autoria de José Cláudio (publicado pela Editora CEPE, Recife, em sua 2ª edição de 2016), a artista não se preocupou em seguir a carreira artística no contexto comercial, mas se dedicava às artes e ao seu modo de viver em meio aos familiares e à natureza.

Por isso, Cheida acredita que esta exposição que o Museu Olho Latino apresenta é a sua primeira mostra individual. “Trata-se de uma exposição póstuma de uma artista talentosa que merece ser lembrada pela excelente qualidade de suas gravuras”, acentua o curador. É o modo em que o Museu Olho Latino pode registrar, por meio dessa exposição, uma homenagem à artista. Cheida agradece aos familiares de Geny e à Margarida, neta da artista, por possibilitarem a realização desta mostra.

A exposição de gravuras “Figuras, Casarios e Natureza” de Geny Phillips pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até 20 de julho no Museu Olho Latino, situado no 1º andar do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511, em Atibaia, SP. A realização da exposição é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos.

Serviço:

Exposição: “Figuras, Casarios e Natureza” – Gravuras de Geny Phillips.

  • Curadoria: Paulo Cheida Sans.
  • Período das mostra: 30 de maio a 20 de julho de 2018.
  • Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 h às 16 h.
  • Local: Museu Olho Latino.
  • Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Estância de Atibaia, SP.

Realização: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos.

Entrada Gratuita.

 

Hora

Junho 30 (Sábado) 00:01 - Julho 20 (Sexta) 23:59

X