Associado Destaque da Semana - MW WAY NETWORK

Publicado em 06/02/2017
Imagem do Artigo Associado Destaque da Semana - MW WAY NETWORK

Conheça um pouco mais sobre o mundo virtual e dicas importantes de como pode alavancar seu negócio. Boa Leitura!

O que são Websites responsivos?

Os Websites responsivos são dotados de um sistema que adapta o layout do site para qualquer tipo de plataforma utilizada pelo internauta, sejam computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Ou seja, os botões e textos se adequam às telas, possibilitando que o visitante tenha uma boa experiência na visualização do site, independente do dispositivo usado.


Quais são as vantagens de ter um site responsivo?

Uma das principais vantagens dos Websites responsivos é proporcionar uma boa experiência ao usuário, pois, com ele, é possível acessar seu site de qualquer aparelho. Além disso, a velocidade do site continua a mesma e a identidade visual não é prejudicada. Veja algumas outras qualidades da tecnologia:

A gestão de um site responsivo é muito mais prática, pois só é necessário fazer alterações em um único local e todas as plataformas serão atualizadas.
Outro ponto importante é que as métricas ficam unificadas, podendo mensurar melhor os dados do site. O próprio Google recomenda o design responsivo porque este possui um único endereço, o que facilita o aparecimento do site em boas posições, gerando mais negócios.
Ao invés de construir 2 sites – um para usuários de dispositivos móveis e outro para usuários do desktop – o design responsivo permite que você tenha apenas um site que pode ser visualizado tanto em um computador quando num aparelho mobile.
O fato do site responsivo possuir apenas uma URL o torna simples e mais fácil de compartilhas ou linkar. Com esta tecnologia, sempre que compartilhar um link (sendo ele de qualquer dispositivo) o usuário vê o site que for mais adequado ao dispositivo.
Essa URL simples também é mais fácil para rastrear através de ferramentas de analytics.

Através do design responsivo, é possível manter o site “à prova do futuro”, isto é, quando um novo aparelho surgir, será apenas preciso adicionar uma folha de estilo CSS e algumas linhas de código e pronto!

Google irá priorizar sites responsivos



Para que os sites fiquem bem posicionados nas pesquisas do Google ( SEO), é preciso que eles sejam construídos com os princípios do “Mobile First”, que leva em conta primeiramente a experiência dos usuários pelo dispositivo móvel e, depois, no desktop.

Agora, com o grande aumento do uso de tablets e smartphones, o Google, em seus resultados, demonstra preocupação em apresentar sites que são dotados da tecnologia responsiva. Cerca de 61% dos usuários ficam insatisfeitos ao entrar em sites que não dispõem desta técnica e acham um transtorno quando tentam os visualizar em seus tablets ou smartphones. Por isso, o Google atualizou o seu algoritmo, selecionando páginas com as melhores experiências em dispositivos móveis para bom posicionamento.

Em um ano, o uso de tablets e celulares para acessar a internet cresceu em torno de 200% no Brasil. Ainda assim, podemos observar, apesar desse crescimento constante, que um site tem muito menos acessos quando não é ainda responsivo.

A atualização do algoritmo do Google utilizou em seus critérios de rankeamento uma avaliação de como as diferentes páginas dos sites são exibidas na tela do usuário (Page Layout), diferente de antigamente, quando o Google só fazia essa avaliação com telas de desktop. Em pouco tempo essa atualização deve favorecer aos sites com boa experiência em modo mobile.

O ARCVB tem um associado com expertise nesse assunto que você pode seguramente consultar quando precisar.

MW WAY Network

Tel.: (11) 4413.6351

suporte@mwway.com.br

Rua das Grevíleas, 555 – Jardim dos Pinheiros – Atibaia-SP