Empresários comemoram o primeiro ano do Projeto Turista+

Publicado em 04/10/2017
Imagem do Artigo Empresários comemoram o primeiro ano do Projeto Turista+

Hotelaria, serviços, autoridade e entidades prestigiaram o evento que foi encerrado com uma ação ambiental em Nazaré Paulista/SP
 
Associados e parceiros prestigiaram o evento que se iniciou com um café da manhã oferecido pelo Instituto IPÊ, onde alguns os produtos foram preparados pelas comunidades locais. O evento foi marcado também pelo lançamento oficial do site do projeto e pela premiação aos hotéis participantes, que registraram um aumento de aproximadamente 30% na arrecadação neste último ano.
 
O ARC&VB apresentou números significativos do projeto além de projeções para o próximo ano, que tem como meta principal agregar cem por cento dos associados de meios de hospedagem.

A Coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ, Andrea Peçanha, ressaltou aos presentes a importância do projeto e a visão replicável em demais localidades, uma vez que turistas e empresários têm a oportunidade de contribuir diretamente na questão ambiental. Disse ainda que uma das principais atividades do Instituto é o reflorestamento no Sistema Cantareira, principal reservatório de água que abastece a grande São Paulo, responsável por levar água a milhões de pessoas, e que se encontra ainda em baixo nível.

O projeto tem como objetivo estimular a colaboração dos visitantes de Atibaia e Região com a Mata Atlântica local, por meio de parcerias com a rede hoteleira e o comércio de produtos e serviços.

 A comemoração foi encerrada com o plantio de mudas de ipê, árvore-símbolo do instituto.  A proposta desta ação é a conscientização ambiental e contribuir com a construção de uma alameda de ipês inspirada no famoso artista Claude Monet, a “IPÊ Allée” (Monet Allée, Giverny/França).
 
Sobre o Projeto

Com iniciativa do Atibaia & Região Convention Visitors Bureau (AR&CVB), o projeto propõe Com o Turista+, parte do "room-tax", uma taxa voluntária paga pelo hóspede, é destinada ao IPÊ, que atua na conservação da biodiversidade, da floresta e dos recursos hídricos locais. Além de contribuir com as pesquisas, os estudos e as ações de proteção ambiental do Instituto, quem opta em pagar a pequena contribuição, também está coberto por um seguro especial contra acidentes pessoais durante sua hospedagem.
 
O gerente geral do Atibaia Residence Hotel, Luciano Leal, afirma que o projeto tem sido importante por gerar um novo valor tanto na hospedagem dos visitantes como para o negócio. “Para o hotel, é uma vantagem porque ligamos nossa operação a um projeto de impacto positivo, mostrando ao cliente que realmente estamos antenados. Notamos um crescimento na adesão do cliente já no check in, quando perguntamos se ele quer apoiar um projeto de meio ambiente e também ter um seguro durante a sua estadia. A resposta tem sido muito positiva pois o cliente vê um produto com o qual vai se beneficiar e beneficiar o meio ambiente”, comenta.
 
Além do Atibaia Residence Hotel, outros três hotéis participam do projeto, atualmente: Vila Verde, Pousada Paiol e Tauá. A média de arrecadação de doações nos últimos meses foi de 3,2 mil reais.

Confira as imagens dessa manhã agradável!