Nhanduti Atibaia participará de curso na Espanha

Publicado em 16/10/2017
Imagem do Artigo Nhanduti Atibaia participará de curso na Espanha

NHANDUTI DE ATIBAIA é o nome fantasia da associação sem fins econômicos Grupo dos Amigos da Serra – GAS fundada em 2005 por alguns interessados em atividades de qualificação e incentivo do desenvolvimento local.

Atualmente seu principal projeto é RENDA SOL, dedicado à promoção, resgate e ensino da Renda Tenerife, técnica de renda artesanal tradicional em vias de esquecimento. Ensinam a tecelagem da renda artesanal a grupos ou comunidades de artesãos

Produtos Nhanduti de Atibaia
O objetivo de nossa produção é dar visibilidade à técnica da renda artesanal, sendo resultado de trabalho sobre o conjunto de referências e instrumentos tradicionais resgatados. Transitando do clássico ao contemporâneo, adequa-se inclusive ao mercado corporativo.

No próximo mês, Elizabeth Corrêa estará participando de uma jornada na Espanha, focada na Renda Tenerife. Veja notícia completa:

RENDA ARTESANAL REÚNE OS CONTINENTES EM TENERIFE
Nhanduti de Atibaia representa o Brasil no evento

Acontece em novembro em Tenerife, Ilhas Canárias, a I Jornada Internacional “Roseta de Tenerife” em que Velho e Novo Continente se unirão em torno de uma renda que, saindo das Canárias, adquiriu características próprias em cada uma das várias regiões em que se aculturou. O Brasil estará presente através de Elizabeth Correa, da ong NHANDUTI DE ATIBAIA, mestre rendeira e pesquisadora da tecelagem artesanal que apresentará um panorama da Renda Tenerife no país.

O Museo Iberoamericano de Artesanato de Tenerife tem um programa de promoção da Roseta Canária. A técnica, que quase caiu em extinção em meados dos anos 1900, através da imigração, deu origem à Renda Tenerife no Brasil assim como ao Nhanduti, no Paraguai, e aos Soles tecidos em outras regiões de América, Ásia e Europa. A I Jornada das Rosetas apresentará essa diversidade, estimulando a conservação do Patrimônio Cultural e, estabelecendo uma rede de intercambio de conhecimentos entre os vários países em torno dessa renda que se tornou verdadeiro elo de ligação entre sociedades e culturas.

Autodidata, com suporte da associação NHANDUTI DE ATIBAIA, Elizabeth Correa resgatou a tecelagem da Renda Tenerife como era tecida no início do sec. XX, aperfeiçoando a técnica de renda de agulha em centros internacionais de ensino. Para cumprir o objetivo de promover e difundir a Renda Tenerife do Brasil a a associação promove workshops e cursos além de participar de exposições, congressos e associações de rendeiras internacionais.



Mais informações da jornada você encontra em:

http://artenerife.com/plazo-inscripcion-i-jornadas-internacionales-la-roseta-de-tenerife/

Serviços:

RENDA SOL NHANDUTI ATIBAIA

Av. Valter E. de Oliveira, 164 / 13
Cep 12942-140 Atibaia
Sao Paulo - Brasil
Tel. +55 11 4412-1082
nhanduti.org@gmail.com

Palestra nas Jornada: https://www.instagram.com/p/BbOoNbyheTc/?hl=pt-br&taken-by=maitenerife
Programação das Jornadas : site Artenerife - artenerife.com/programacionmait2017/
Sobre Nhanduti de Atibaia e Renda Tenerife: www.rendasol.org.br e www.rendatenerife.org.br