Governador sanciona lei que cria o Circuito Turístico Entre Serras e Águas

O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta semana o projeto de lei de autoria do deputado estadual Beto Trícoli (PV) que cria o Circuito Turístico “Entre Serras e Águas”. A medida, que beneficia as cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Guarulhos, Tuiuti e Vargem, tem o objetivo de garantir o desenvolvimento do turismo sustentável e do ecoturismo na região, além de promover a conscientização quanto à necessidade da preservação dos recursos naturais e da biodiversidade dos municípios que integram o circuito.

O “Entre Serras e Águas” também busca monitorar a capacidade turística das cidades e, a partir disso, identificar as atividades que cada município pode suportar de maneira que os recursos naturais sejam preservados. A lei de criação do circuito prevê ainda estudos voltados para a circulação de pessoas nas áreas de visitação e, se necessário, a criação de soluções alternativas para a preservação ambiental, como por exemplo, o rodízio de trilhas.

Com a promulgação da lei pelo governador Geraldo Alckmin, o Governo do Estado passa a reconhecer, a partir de agora, oficialmente o “Entre Serras e Águas”, o que permitirá, entre outros, projetos de ampliação dos investimentos estaduais em infraestrutura, divulgação, sinalização, além da inclusão do circuito nos roteiros oficiais do Estado de São Paulo.

O circuito já integra o mapa de Regionalização Turística e acompanha as feiras e eventos em que a Secretaria exibe os destinos paulistas.

Roteiro oficial

Para o deputado Beto Trícoli, a lei é importante porque, além de incluir a região como um roteiro oficial do Estado de São Paulo, é uma forma de valorização da cultura e da tradição das cidades que estão na chamado ‘pé de serra’. “São cidades que estão no contraforte da Serra da Mantiqueira, produtoras de água e com tradições culturais e folclóricas específicas, bem marcantes e com alto potencial turístico”, comentou.

A entrada em vigor da lei foi bastante comemorada pelo Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB), entidade responsável por reunir todos os setores envolvidos com o turismo na região, inclusive nas cidades beneficiadas com o novo circuito. De acordo com a diretora financeira do ARC&VB, Valéria Andrade, o Convention a partir de agora, já pode trabalhar de maneira oficial o circuito. “O Estado reconhece a região como de interesse turístico. Agora, o Convention poderá trabalhar mais intensamente o circuito com a integração dos municípios, não de forma isolada como acontecia anteriormente”, diz a presidente. “Podemos mostrar as potencialidades da região, os atrativos e fazer com que os turistas que visitam os nossos hotéis para eventos e negócios possam fazer os roteiros”, completou.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Unicidades, Rolf Marcos Sitta, a promulgação da lei é um reconhecimento importante do governo do Estado e da Assembleia Legislativa da capacidade turística e ambiental da região. “A lei fortalece o potencial turístico da nossa região, além de firmar o turismo como uma ferramenta importante de desenvolvimento regional”, comentou Sitta ao lembrar que a lei também dá identidade à região.

O Circuito Turístico “Entre Serras e Águas” envolve 14 cidades. Segundo o Atibaia e Região Convention &Visitors Bureau, a região possui 5 mil leitos e atrai, mensalmente, 200 eventos para os hotéis das cidades que integram o circuito.

Regionalização

A Secretaria de Turismo do Estado afirmou estar feliz “pela certeza da organização do Estado em relação à atividade turística”. “O circuito Turístico “Entre Serras e Águas”, de autoria do deputado estadual Beto Trícoli e já transformado em lei pelo governador Geraldo Alckmin, em 26 de junho último, é um exemplo de que o setor está avançando”, completa a secretaria.

Para a Secretaria, o Circuito “Entre Serras e Águas” integra a política pública de Regionalização do setor, que sempre visa beneficiar diversos municípios em torno de um mesmo objetivo e assim diversificando e potencializando os produtos turísticos.

O deputado Beto Trícoli comemorou e adiantou que em breve a região deste circuito fará parte de mais uma etapa do Programa Caminha SP - Passos dos Bandeirantes – Fernão Dias.

Fonte: atibaia.com.br
Por: Assessoria de Comunicação Deputado Beto Trícoli