Projeto Senac 2014

Senac  e Atibaia e Região Convention & Vistors Bureau apresentam resultado do trabalho coletivo para o futuro do Circuito Entre Serras e Águas

No dia 10 de dezembro de 2014, no Teatro do Hotel Bourbon em Atibaia aconteceu o Encontro do Circuito Entre Serras e Águas.Participaram deste evento representantes do poder público de cada município integrante, empresários, alunos, professores e membros de Conselhos de Turismo e Associações. O objetivo foi apresentar o resultado do trabalho realizado pelo Senac Jundiaí para o desenvolvimento turístico da região.

Com o tema “Dialogar, o grande desafio para o desenvolvimento turístico” iniciou-se em abril deste ano, o projeto de desenvolvimento turístico para o Circuito Entre Serras e Águas, com iniciativa Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, sob o comando do Senac – entidade de excelência no turismo e apoio da Secretaria de Turismo de Atibaia, Unicidades e Guarulhos Convention & Visitors Bureau.

 

Foram 6 oficinas ao total, passando por cidades como Atibaia, Bragança Paulista, Nazaré Paulista, Mairiporã, Guarulhos e Joanópolis, com participação de aproximadamente 300 pessoas, com dinâmicas que estimularam os participantes a questionar, responder, pensar e refletir qual perfil do Circuito, desafios e oportunidades de desenvolvimento turístico. 

 

Após a abertura, Fernando Brandão, coordenador da Câmara Técnica de Turismo da UNICIDADES apresentou ações da agência para o desenvolvimento turístico da região. Alexandre Anderson, presidente do ARC&VB, também apresentou a entidade e a parceria com o Senac neste projeto, além das ações de divulgação dos destinos turísticos. Ressaltou ainda que a instituição solicita apoio, colaboração, coordenação e união de todos os envolvidos e interessados neste desenvolvimento.

Vanilson Flickert representando o Sr. Claudio Valverde, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, apontou a importância desta união e desenvolvimento do Circuito neste momento, e parabenizou a UNICIDADES e o ARC&VB pela iniciativa.

Dando continuidade, Roberto Augusto Carvalho de Araújo do Senac Jundiaí palestrou sobre o tema “Cenários transformadores do Circuito Entre Serras e Águas”, onde mostrou a visão, visão, valores e todo o trabalho desenvolvido neste ano.

Eduardo Henrique Férin da Cunha, do Senac São Carlos e membro da comissão da região turística da Serra do Itaqueri e  Rose Massarutto - Secretaria de Turismo de Piracicaba deram continuidade apresentando suas experiências com a regionalização da região turística Serra do Itaqueri, que também contou com o apoio do Senac, Prefeituras, empresários e associações.

Por fim, subiram ao palco para receber a proposta do Plano de Ação para o Circuito, resultante deste trabalho de construção coletiva, os seguintes representantes:

Atibaia: Jaime Santos – Secretário de Turismo, representando o Poder Público; Valéria Andrade da Bem Receber Turismo, representando o Setor Privado; Marion Klein da Associação dos Artistas e Artesãos representando o terceiro setor.

Bom Jesus dos Perdões: Ricardo Bruno – Secretário de Desenvolvimento e Turismo, representando o Setor Público.

Bragança Paulista: Selma Camargo - Diretora de Turismo, representando o Poder Público; Pascoal Iuliani da Cantina Bella Itália, representando o Setor Privado; Teresa Otondo representando o terceiro setor.

Guarulhos: Simone Vanuti do departamento de Turismo, representando o Poder Público; Selma Paneghine, artesã, representando o Setor Privado; Luana Pereira do GRU Convention, representando o terceiro setor.

Mairiporã: Claudia Parra, Diretora de Turismo, representando o Poder Público; Jorge Chamma da Pousada Casarão, representando o Setor Privado; Edson de Abreu da ADTUR Mairiporã, representando o terceiro setor.

Nazaré Paulista: Rosa Maria Ramos, Diretora de Turismo, representando o Poder Público; Analice Nunes, produtora rural, representando o setor privado.

Jarinu: Adriana Silva, Diretora de Turismo, representando o setor público;

Joanópolis: Renilde Romano, vice-prefeita e responsável pelo Departamento de Turismo, representando o poder público; Francisco de Oliveira da Casa de Campo Oliveira, representando o setor privado; Jean Marco da terceira Via, representando o terceiro setor.

Pedra Bela: Alexandre Machado, da Mega Tirolesa e Pousada Alma de Pedra representando o setor privado.

Piracaia: Carlos Romani do departamento de Agricultura representando o setor público; Sergio Peçanha da Pousada Barriga da Lua representando o setor privado.

Com este documento em mãos, todos os representantes dos 13 municípios poderão criar em suas ações locais uma sinergia com os objetivos do Circuito Entre Serras e Águas, construído com a participação de mais de 300 pessoas. As cidades que não puderam estar presentes, como Tuiuti, Pinhalzinho e Vargem, receberam em mãos este documento.



O Plano de Ação está disponível online para consulta (clique aqui para ler)

 

 

 
X