Release Ares Rurais

Atibaia oferece o roteiro "Ares Rurais"

Há 65 km de São Paulo, a cidade tem clima agradável e belas paisagens, com todo o conforto de uma cidade grande.
 
Conhecida por sua ampla produção de flores e morangos, a cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, oferece ao turista o roteiro Ares Rurais capaz de proporcionar momentos de lazer e contato com a natureza, sem deixar de lado todo o conforto e conveniência que uma grande cidade possui. O roteiro passa por pontos históricos, fazendas, plantações de morango e lojas de produtos artesanais.
 
No centro de Atibaia, o turista conhece prédios históricos como a Igreja do Rosário, inaugurada em 1817. Com auxílio de um guia local, o visitante aprende um pouco sobre a história da construção da cidade e como era a vida dos moradores locais há quase 400 anos.
 
A caminho do campo, o roteiro oferece belas paisagens, como a Pedra Grande, com 22 mil m² de extensão e onde é possível praticar esportes de aventura, como o rapel, escalada, vôo de asa delta e paraglider, caminhadas ou mesmo, simplesmente admirar seu cenário único e mirantes com visuais deslumbrantes..
 
Pioneira na produção de alimentos sem agrotóxicos, a Fazenda Korin apresenta o cultivo do morango, fruta que fez da cidade de Atibaia um dos maiores produtores do país. São vários os tipos de morangos produzidos pelas fazendas da região, e o turista pode experimentá-los colhendo-os diretamente dos canteiros.
 
Na Fazenda Paraíso, o turista é recebido com um café e bolos, típicos de fazenda. A proprietária do local, Dona Ana, chega para recebê-los pessoalmente. É ela quem mostra todos os espaços, como o restaurante construído onde ficava o antigo curral e que mantém o clima do campo em todos os detalhes, dos móveis em madeira aos utensílios domésticos antigos e preservados. Atrás do restaurante, há o espaço onde é produzida a cachaça artesanal Dom Pedrito, desde 1942.A proprietária explica todo o processo de fabricação aos visitantes, que também podem experimentar a bebida.
 
A parte final do tour passa pelo Apiário Santo Antonio e pelo Mundo das Aves, onde o proprietário mantém aves de diversas partes do mundo, em exposição ao público. A sede da ARPA – Artesãos do Portão Associados – é ponto turístico internacional, pois produz e vende os famosos tapetes arraiolos para diversas partes do mundo. A produção começou com os imigrantes portugueses, que trouxeram a técnica dos tapetes e passaram o conhecimento aos moradores locais. Hoje, já são 1.600 artesãos que trabalham na produção.
 
O roteiro Ares Rurais faz parte das atividades de Turismo Receptivo desenvolvidas na cidade por empresas de turismo e com o apoio do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau. Para consultar preços e outras informações, acesse o site
www.atibaiaturismo.com.br