Aconteceu hoje, 7 de Maio, no associado Restaurante Estalagem Dom João o 2º Encontro do Projeto de Desenvolvimento Turístico do Circuito Entre Serras e Águas, coordenado pelo SENAC e com o apoio de instituições como Atibaia e Região Convetion & Visitors Bureau, Guarulhos CVB, AHAR, ABRATURR-SP e Unicidades.
O evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas dos segmentos do poder público, empresários, estudantes e professores, representando nove – Guarulhos, Mairiporã, Atibaia, Joanópolis, Bragança Paulista, Tuiuti, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e Nazaré Paulista – dos treze municípios do Circuito Entre Serras e Águas.
Nesta segunda fase os participantes dialogaram sobre as questões:
- O que os atores envolvidos tanto no ambiente interno como no externo gostariam de apresentar e mudar nos territórios envolvidos na região?
- Qual tipo de linguagem deve ser utilizada buscando compreensão singular de todos os Stakeholders envolvidos?
- Qual o referencial a ser utilizado tanto pelas cidades como pela região para buscar congruência de ideias e ações?
- O que se pretende? Turismo Cultural? Rural? Massa? Outro(s)?
- Qual a compreensão particular e geral dos envolvidos acerca das questões de seu objeto, seu sujeito, objetivos, ofertas e organização/gestão?
O projeto contempla a realização de 6 encontros, nos municípios que se prontificarem a recebê-lo. O próximo já está agendado para o dia 4 de Junho em Guarulhos, sempre com a coordenação do SENAC.
O sentimento geral dividido foi o de integração entre os presentes e alcance das metas propostas e realizadas nessa primeira oficina. Ficou também demonstrada a necessidade da construção desse espaço do diálogo entre os setores envolvidos no desenvolvimento do turismo da região, e que o primeiro passo para o sucesso do projeto é aprendermos quais são as primeiras perguntas que devemos fazer e ouvir.
Atibaia foi a cidade anfitriã do primeiro encontro. Como representante da Secretaria de Turismo de Bragança Paulista, Selma Camargo deu às boas-vindas aos participantes e o convidou todos à participar do Maio Cultural e do Festival de Inverno, que acontecem nos meses de maio e julho, respectivamente.
Só será possível trilhar esse caminho com a sua participação!