Apoiado no tripé: conselho local, fundo municipal e agente do poder executivo,  os sistemas de Turismo são as ferramentas a disposição da sociedade com a finalidade de se buscar alternativas para o desenvolvimento do setor.

Em que pese o grande número dos segmentos econômicos que participam do chamado trade turístico, poucos são os setores que se fazem representar nos colegiados ou mesmo associações.

Essa omissão pode, por vezes, acarretar aos conselhos uma visão predominante do setor mais mobilizado, ou, o que pode ser mais danoso, um posicionamento mais forte da burocracia estatal, normalmente avessa ao contraditório.

Para isso um trabalho constante de convencimento deve ser realizado pelas entidades, convidando e estimulando a participação de todos.

O Fundo Municipal, FUMTUR,  outra ferramenta colocada a disposição do sistema, acaba sofrendo o impacto negativo da desmobilização.

Criado para poder financiar ações propostas pelo Conselho, o FUMTUR, quando existente na legislação local, acaba por não ter uma gestão definida pelos agentes diretamente ligados ao sistema.

Assim, os documentos legais que propõe a constituição do fundo e o disciplinamento da sua gestão ficam aquém das demandas da sociedade.
X