NOVEMBRO DE 2014

 

Em relação ao mês de Novembro o Centro de Informações Turísticas recebeu 28 turistas. Dentre as informações oferecidas, seis foram referentes ao meio de hospedagem, doze referentes aos atrativos locais e da região, três informações sobre eventos que estavam ocorrendo e quatro sobre gastronomia.

Tratando-se de hospedagem, dois turistas procuraram nos 17 e 20 novembro por todas as pousadas da cidade de Atibaia, sendo assim foram indicados os contatos de todas aquelas que estão relacionadas no material turístico presente no CIT – Centro de Informações Turísticas. O “Faro Hotel” foi indicado ao turista que necessitava de um hotel de tárifa mediana e localizado no centro da cidade, sendo que outro turista procurou a informação de como chegar à hospedagem em questão, ambas as informações ocorreram no dia 20 de novembro. Ao procurar por hospedagem de diária baixa no dia 29 de novembro, foram indicados o “Hotel Panorama”, a “Pousada Alfonsi” e “Pousada Tocotel”, e no dia 19 um turista solicitou o contato do “Hotel Village Eldorado”.

Tratando-se de Atrativos Turísticos, diversos turistas pediram informações sobre atrativos específicos. Nos dias 15, 20, e 21 de novembro os turistas procuraram informações sobre o “Monumento Natural Estadual da Pedra Grande”. Três turistas desejavam visitar o “Teleférico” nos dias 20 e 27 de novembro. No dia 20 de novembro, turistas pediram informações sobre o Artesanato de Atibaia e o “Parque Edmundo Zanoni”. Além dos atrativos em questão, os demais foram indicados a quatro turistas que decidiram visitar a cidade.

Em relação aos eventos os turistas pediram informações sobre todos os eventos que estavam acontecendo na cidade nos dias 21 e 27 de novembro. Sendo que no dia 20 de novembro turistas perguntaram sobre o Festival “Comida de Boteco”.

Tratando-se de Gastronomia os seguintes restaurantes foram indicados: “Compostella”, para aqueles que procuraram por churrascaria;” Haru Natsu”, alimentação japonesa; e, “San Costilla” sendo o barzinho mais próximo. Sendo que no dia 21 foram indicadas, através do mapa, as ruas que possuíam restaurantes.

Outras Informações também foram requeridas no Centro de Informações Turísticas como a localização dos “Correios”, localização de ruas, e o trajeto para chegar ao “Banco do Brasil”.

Deve-se considerar que quando os turistas chegam ao CIT é levado em consideração o dia e o gosto das pessoas para a indicação dos atrativos. Á todos os turistas que vão ao CIT, são entregue panfletos e folders presentes no local, incluindo os das empresas de turismo receptivo, “Bem Receber” e “Atibaia Turismo”, como também são indicados os eventos que ocorrem referentes ao mês.

Atendimentos no Centro de Informações Turísticas:

·           Hospedagem – 6 atendimentos

·           Atrativos – 12 atendimentos

·           Eventos – 3 atendimentos

·           Gastronomia – 4 atendimentos

·           Outras informações – 4 atendimentos

·           Total de Visitas no Mês de Dezembro – 28

·           Considerando que alguns turistas pediram mais de uma informação.





DEZEMBRO 2014

Em relação ao mês de Dezembro, o Centro de Informações Turísticas recebeu 49 turistas, com fluxo maior nos dias 21,22,29 e 30 de Dezembro. Dentre as informações oferecidas, seis foram referentes ao meio de hospedagem, 29 referentes aos atrativos locais e da região, seis informações sobre eventos que estavam ocorrendo e duas sobre gastronomia.

Tratando-se de hospedagem turistas procuraram nos dias 1º e 2 todas as pousadas da cidade de Atibaia, sendo assim foram indicados os contatos de todas aquelas que estão relacionadas no material turístico presente no CIT – Centro de Informações Turísticas. A localização do “Faro Hotel” foi apresentada ao turista que procurou a informação de como chegar ao meio de hospedagem no dia seis de novembro. O mesmo hotel foi indicado ao turista que desejava um meio de hospedagem próximo ao centro que ofereceria a Ceia de Natal, assim como o “Atibaia Residence” foi indicado ao turista que ao olhar o panfleto gostou do hotel. No dia 22 de dezembro um turista pediu a informação sobre a localização do “Itapetinga Plaza Hotel”.

Tratando-se de Atrativos Turísticos, diversos turistas pediram informações sobre atrativos específicos. Nos dias 29, 30 e 31, turistas procuraram informações sobre o “Monumento Natural Estadual da Pedra Grande”, a “Fazenda Paraíso” e o “Parque Edmundo Zanoni”. Dois turistas desejaram visitar o “Teleférico” no 22 de dezembro. No dia 29, turistas pediram informações sobre o “ Santuário Shoensttat “,a “Reserva Ecológica do Vuna”, e a “Cachoeira de Joanópolis”. No dia 27 de dezembro um turista telefonou para o CIT pedindo o contato do “Observatório Mackenzie”. Além dos atrativos em questão, todos os outros foram indicados a 10 turistas que decidiram visitar a cidade no fim de ano.

Em relação aos eventos os turistas pediram informações sobre o “Revelando São Paulo- Entre Serras e Águas – Atibaia” no dia 30 de dezembro e cinco turistas desejaram saber sobre a programação do Show da Virada que aconteceu no “Centro de Convenções Victor Brecheret”.

Tratando-se de Gastronomia, turistas perguntaram sobre a região da “Lucas”, que havia sido indicada por amigos. E no dia 30 turistas chegaram ao CIT procurando pela Fazenda Paraíso, porém a mesma estava em recesso, desse modo outros restaurantes próximos foram indicados, assim como o Apiário Santo Antônio.

Outras Informações também foram requeridas no Centro de Informações Turísticas como a localização dos “Correios”, localização de ruas, localização da Rodoviária, trajeto para chegar ao cinema da cidade, ”Lojas Cem ” e “Rodovia Fernão Dias em direção a Belo Horizonte”.

Deve-se considerar que quando os turistas chegam ao CIT é levado em consideração o dia e o gosto das pessoas para a indicação dos atrativos. Á todos, são entregue panfletos e folders presentes no local, incluindo os das empresas de turismo receptivo, “Bem Receber” e “Atibaia Turismo”, como também foi indicada a programação Natalina apresentada pela Prefeitura da Estância de Atibaia.

Algumas sugestões e reclamações foram relatadas por turistas que estiveram presentes em Atibaia no mês de Novembro e Dezembro. Sendo a falta de mapas para obter melhor passeio, a falta de panfletos com atrativos, as agências receptivas não atenderem ao telefone de contato, pontos turísticos fechados na segunda – feira, assim como nas festas de fim de ano, e o fato de alguns turistas se programaram para ir a Fazenda Paraíso, porém não sabiam que a mesma entraria em recesso.

 

Atendimentos no Centro de Informações Turísticas:

·           Hospedagem – 6 atendimentos

·           Atrativos – 29 atendimentos

·           Eventos – 6 atendimentos

·           Gastronomia – 2 atendimentos

·           Outras informações – 7 atendimentos

·           Total de Visitas no Mês de Dezembro – 49

·           Considerando que alguns turistas pediram mais de uma informação.

X