O município de Atibaia sediou no dia 26 de Outubro a 1° oficina de Projetos DADE, promovida pela Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, que agrega e representa os interesses dos municípios junto ao DADE, Conselho Estadual de Turismo, COC e Câmara de Turismo da Federação do Comércio.

Para a primeira oficina foram convidados 16 municípios da região: Atibaia, Socorro, Bragança Paulista, Morungaba, Água de Lindoia, Serra Negra, Amparo, Joanópolis, Holambra, Monte Alegre do Sul, Lindoia, Nuporanga, São Luiz do Paraitinga, Salesópolis, Analândia e Ribeirão Pires.

O evento aconteceu no Hotel Itapetinga e teve como principal objetivo a troca de experiências entre os municípios participantes, além de esclarecer questões sobre o novo manual DADE para Projetos Turísticos. A arquiteta Shirley Dantas, o Gerente Executivo da Aprecesp, Carlos Fernando Zuppo e o Secretário de Turismo de Atibaia, Jaime Santos, comandaram os trabalhos.

O DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias disponibiliza, todos os anos, recurso para que os municípios invistam em infraestrutura turística. Os projetos são encaminhados ao COC – Conselho d Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias, que analisa tecnicamente cada um deles e firma os convênios para liberação dos recursos e realização das obras, projetos, planos ou serviços.

Somente no ano de 2015, o fundo disponibilizou mais de R$ 360 milhões para atender os 70 municípios considerados estâncias. Ao todo, os municípios apresentaram para análise 260 pleitos, dos quais foram encaminhados 120 projetos. Representando Atibaia, participaram deste encontro a equipe técnica da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, Carla Bernardi e Sandra Mello, assim como Jun Takaha e Cristina Correa, pela Secretaria de Turismo.

X