ARC&VB apoiou a 3ª edição da Romaria das Águas




Em comemoração ao Dia Mundial da Água, interior de São Paulo teve 3ª edição da Romaria das Águas. Em 3 dias de evento, aconteceram passeios náutico, ciclístico e a pé, além de atividades como plantio de mudas, coleta de resíduos à margem das represas e exposições


As cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Vargem, Joanópolis, Piracaia, Nazaré Paulista e Mairiporã receberam, entre os dias 18 e 20 de março, a 3ª edição da Romaria das Águas, realizada pela Agência de Desenvolvimento Regional – Unicidades. Além de comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), o evento uniu moradores e representantes do poder público para abordar e discutir assuntos relacionados à preservação deste recurso natural.


Segundo o presidente da Unicidades, Rolf Sitta, a Romaria das Águas surgiu da ideia de “realizar um evento regional que pudesse provocar as autoridades e chamar atenção para a importância da preservação dos recursos hídricos da região, responsável por 60% da água fornecida à capital”. Para isso, na abertura do evento, em 18 de março na cidade de Atibaia, foi redigida uma Carta sobre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo. Participaram da redação pessoas ligadas aos poderes público e privado e também representantes da sociedade civil que compõem as Câmaras Técnicas de Turismo e Meio Ambiente.

A entrega da carta à população e autoridades foi realizada no dia 19 de março, quando também aconteceu o Passeio Náutico pela represa do Jaguary. Os barcos saíram de manhã da Marina da Confiança, em Bragança Paulista, e seguiram pelas cidades de Vargem, Piracaia e, por fim, Joanópolis. Participaram do passeio barcos, chalanas e jet ski´s, e a população ainda pode assistir de pontos diversos às margens da represa. Em 2010, cerca de 2.000 pessoas e 40 embarcações participaram do evento.

No último dia de evento, a programação se estendeu pelas cidades de Nazaré Paulista e Mairiporã, com passeio ciclístico, plantio de árvores, coleta de resíduos, passeio às margens da represa e atividades culturais, como apresentação de fanfarras e exposições. “As diferentes atividades têm como objetivo à conscientização dos moradores, das crianças aos mais velhos, pois somente com a participação de todos os cidadãos será possível manter este recurso fundamental à vida e à nossa saúde”, explica o coordenador do evento e da Câmara Técnica do Turismo da Unicidades, Jorge Chamma.

A presidente do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, Valéria Andrade de Thomaz, ressalta a importância da preservação também para o turismo. “Por se tratar de uma região que desenvolve atividades de turismo ecológico e de aventura, a manutenção de nascentes, represas e outros recursos naturais torna-se também uma necessidade econômica, pois são eles que garantem boa parte da atividade turística da região”, comenta.

A 3ª Romaria das Águas é parte das atividades do Circuito Entre Serras que Águas, composto por 13 municípios de São Paulo, com o objetivo de apresentar novas opções de turismo e lazer no Estado. Formam o Circuito as cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Vargem, Jarinu, Piracaia, Joanópolis, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Mairiporã, Tuiuti, Pedra Bela, Pinhalzinho e Nazaré Paulista. Juntas, elas oferecem infraestrutura completa e grande diversidade de atrações. 

X