Um belo projeto e que merece toda a atenção da região, promete movimentar o cenário artístico, principalmente de Atibaia, com engajamento sócio-cultural, compromisso com a formação dos jovens, entre outros benefícios.
Uma honra para o ARCVB apoiar e divulgar esse conjunto de ações. Acompanhem por aqui as datas e envolva-se!
Veja material encaminhado pela companhia…
Projeto Orun-aiye, Território das Artes Caravan Maschera, Turnê no Sertão nordestino, Cine-Maracanã, Ocupação Cena Aberta FUNARTE, Intercâmbio com comunidades quilombolas, Produção de novo espetáculo… o Ano V de Caravan Maschera é de se refletir.
No ano de 2016, a Cia Caravan Maschera, cuja sede brasileira se encontra na no bairro rural do Jd. Maracanã (Atibaia-SP) completa 5 anos de existência. Para comemorar esses cinco anos de luta e resistência no fazer teatral, a Cia ítalo-brasilieira realizará o projeto Circulação CARAVAN MASCHERA- ANO V. Em junho de 2016 a Cia atibaiense mostra seu repertório de cinco anos no programa CENA ABERTA FUNARTE, no complexo da Funarte-SP, depois de concorrer em Edital aberto com outros 93 grupos de todo o Brasil. Em Setembro a Cia fará uma turnê inédita com o espetáculo VIDAS SECAS, partindo da zona rural de Atibaia até o sertão de Graciliano Ramos em Alagoas. Daqui até lá serão mais de 13 apresentações e debates em SP, MG,BA, SE, AL e PB. Enquanto isso, a cidade de Atibaia e sua região serão atendidas com ações de difusão teatral do projeto CIRCULAÇÃO CARAVAN MASCHERA-ANO V. Escolas, creches, asilos, instituições sem fins lucrativos, associações e centros comunitários de Atibaia e região podem entrar em contato para viabilizar a divulgação e as ações do projeto dentro e fora de suas instituições.
Engajamento sócio-cultural
O projeto prevê a realização de diversas oficinas, ações culturais e espetáculos a serem compartilhadas com a comunidade atibaiense. Pretende-se levar arte e cultura às comunidades menos assistidas e distantes do centro de Atibaia e também a locais específicos que não possuem acesso à estas iniciativas: escolas públicas, orfanatos, creches comunitárias, asilos e centros comunitários. Exemplo de comprometimento social e vontade de inovar na resistência cultural, no ano de 2015 a Cia realizou e idealizou o projeto “TEATRO DE PORTA EM PORTA”, que levava cenas de espetáculos de bonecos, máscaras, palhaços e música para DENTRO das casas e dos quintais dos moradores do bairro rural do Maracanã. Pretende-se nesse quinto ano de CARAVAN MASCHERA refazer o projeto e abranger mais bairros. As atividades são todas gratuitas.
Uma Cia teatral de repertório
Nos espetáculos que compõe o projeto de circulação da Cia Carava Maschera, destacam-se o hibridismo de linguagens, a diversidade e habilidade das técnicas teatrais utilizadas e a pertinência atual dos temas abordados em seus espetáculos. No seu repertório, encontramos um espetáculo para o público infantil (TIRINGUITO, LUIZAE A MORTE), um espetáculo de rua (O CORDEL CLOWNESCO DO ROMEO E DA JULIETA), um espetáculo de bonecos para adultos ( O MAMULENGO DOS TRÊS VINTÉNS), um espetáculo de formas animadas inspirado na literatura de Graciliano Ramos (VIDAS SECAS) e encontra-se em produção um novo espetáculo inspirado no filósofo francês Michel Foucault (VIGIAR E PUNIR).
Compromisso com a formação dos jovens e o compartilhamento com a sociedade.
Neste mesmo ano de 2016, a Cia criou o projeto “TERRITÓRIO DAS ARTES CARAVAN MASHCERA-Jd. Maracanã”. É uma parceria entre a Cia Caravan Maschera e a Associação Estação Maracanã. A companhia pretende efetivar o Centro Comunitário do Jardim Maracanã como um importante local de encontro das artes integradas em zona rural do interior de São Paulo, na cidade de Atibaia. Trata-se de um projeto de ocupação, produção, aperfeiçoamento artístico e compartilhamento com a comunidade. Pretende-se articular um conjunto de ações que envolvem as artes como um todo: Música, Teatro, Cinema e fotografia. O objetivo principal do projeto é democratizar o acesso e a apreciação artística entre os indivíduos residentes em zonas rurais da cidade de Atibaia, além de transformar o Centro Comunitário do Jardim Maracanã em um ponto estratégico de cultura por meio da formação, produção e pesquisa artística em meio rural dedicada aos artistas profissionais e amadores de diversas áreas, realizando oficinas, apresentações teatrais, exposições de arte e fotografia e sessões de cinema a céu aberto (CINE-MARACANÃ).
Formação artística e universitária internacional reconhecida pelo Poder Público
Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves são os fundadores da Cia ítalo-brasileira Caravan Mashcera. Goldoni é originária de Modena-Itália e se formou na Academia de belas artes de Bologna e na Scuola Internazionale di teatro di Roma. Sua formação teatral foi dedicada ao estudo da máscara, das artes plásticas aplicadas ao teatro, do teatro de animação e da pedagogia das artes, sobretudo no “Atelier di Commedia dell’arte- ICRA PROJECT”. Trabalhou, entre outros com Michele Monetta, Carlo Boso e Enrico Bonnavera. Gonçalves reside em Atibaia desde 1995 iniciou sua formação em artes cênicas na UNICAMP e finalizou seus estudos teatrais na Universidade de Paris- La Sorbonne. Teve sua pesquisa de mestrado realizado na Universidade de Paris publicada como livro na França “La Commedia dell’arte et les danses populaires brésiliennes”. Suas pesquisas buscam as convergências e divergências nas performances populares no que se refere ao uso da máscara, do teatro de bonecos e das danças e ritmos populares brasileiros.
O reconhecimento da produção artística, do engajamento sócio-cultural e da qualidade de pesquisas teatrais da Cia Caravan Maschera pode-se medir pelos prêmios e incentivos culturais financeiros recebidos nos últimos cinco anos do Governo do Estado de São Paulo, da FUNARTE, do Ministério da Cultura e da Comunidade europeia. Citamos: Prêmio ProAc Primeiras Obras (2011), Prêmio Funarte de Artes na Rua (2012), Intercâmbio cultural para turnê na Europa –Ministério da Cultura (2013), Prêmio Youth in Action –Comunidade europeia (2013), Prêmio ProAc de proteção as artes populares (2013), Prêmio ProAc para cidades de até 500mil hab.(2014), Prêmio ProAc de Artes integradas (2015, 1016), Prêmio Funarte de Artistas e Produtores negros (2016).
Caravan Maschera- Ano V
CONTATOS para receber as ações do projeto na sua instituição ou comunidade.
WWW.caravanmashcera.org
WWW.projetoorun-aiye.com
[email protected]
FB: CARAVAN MASCHERA