Aconteceu no dia 26 de julho a cerimônia de abertura do 54º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis. Nesta edição do encontro, que aconteceu no Centro de Eventos Fecomércio, o tema central foi A Hotelaria Que Queremos para o Brasil e as palestras e debates que seguiram esta mesma temática.

O evento foi marcado pelo agradecimento de importantes nomes da hotelaria ao MTur (Ministério do Turismo), que tem incentivado as iniciativas privadas no intuito de melhorar o setor.

Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) citou como exemplo a aprovação, ocorrida neste ano, do projeto de desoneração da folha de pagamento. Para Dilson Fonseca Jr, presidente da Resorts Brasil, o fato inédito foi um marco na hotelaria. Ele acredita que isto resultará no aumento de empregos em hotéis e que ajudará também na capacitação dos profissionais.

Durante o discurso, Valdir Moysés Simão, secretário executivo de Turismo do MTur, elogiou o empenho dos representantes da Hotelaria em propor soluções para que o Brasil se desenvolva no setor e para que o País deixe uma boa imagem após os grandes eventos que virão nos próximos anos.

Ele ressaltou a importância dos projetos de capacitação de mão de obra e alegou que o Ministério está realmente aberto para ouvir e discutir novas ideias que tenham o intuito de alavancar o Turismo.

Os três dias de eventos contaram com palestras que abordaram os seguintes temas: Brasil como Ambiente Macro Econômico para Aceleração do Turismo; Modelos Internacionais da Relação de Parceria entre o Governo e a Hotelaria; Sustentabilidade na hotelaria: utilizando boas práticas; Impactos das Redes Sociais na Decisão de Hospedagem; e Palestra Motivacional: equipes competitivas, equipes vencedoras.

X