A Pedra Grande está lá há milhares de décadas, imponente, bela, majestosa. Nos últimos 350 anos, desde que Atibaia foi fundada, o monumento natural é a “menina dos olhos” de quem está de passagem por aqui e o maior orgulho de quem decidiu viver nessas paragens. Nas últimas décadas, o potencial turístico do nosso maior cartão-postal, cada vez mais, vem chamando a atenção: a Pedra é o paraíso para quem curte a natureza e, claro, um lugar especial para os voadores que buscam aventura com seus parapentes e asas-delta.


Hoje, a grandeza do seu potencial turístico está mais evidente e melhor aproveitada, graças a ações da Prefeitura em parceria com a Fundação Florestal, que realiza a administração do “Monumento Natural Estadual (MoNa) Pedra Grande”, uma Unidade de Conservação de proteção integral, e o Clube Atibaiense de Voo Livre, que regra as atividades relacionadas ao voo livre. Desde 2013, ano que marcou o início da atual Administração Municipal, a Prefeitura tem estreitado essa relação e, de acordo com o secretário de Turismo, Jaime Santos, “o aumento da movimentação é fruto desse trabalho, que tem o objetivo de melhorar o atendimento e o acesso das pessoas aos atrativos e equipamentos turísticos”.


Quem visita regularmente o Monumento Natural Estadual (MoNA) Pedra Grande tem notado que o número de visitantes na Unidade de Conservação está crescendo e que as atividades dos frequentadores agora são monitoradas mais de perto. Estima-se que mais de 34 mil pessoas já visitaram a Pedra Grande em 2015, sendo que até o final do ano o número de visitantes deva chegar a 70 mil pessoas, entre turistas, famílias, praticantes do voo livre e de outros esportes de aventura, como ciclismo e corrida de montanha.



De acordo com o Secretário de Turismo, são diversos fatores de influenciam o aumento do número de visitantes à Pedra Grande. Entre eles está a conservação das vias de acesso ao local. A Secretaria de Infraestrutura, sob comando do secretário Alcides Ribeiro de Almeida Júnior, realiza manutenções com frequência para deixar as estradas em boas condições. Hoje, por exemplo, é possível ver carros menos potentes vencendo sem dificuldades o caminho, o que era raro pouco tempo atrás. “Melhoramos as condições da estrada, inclusive com intervenções em pontos críticos. Hoje temos as vias de acesso mais seguras e conservadas”, conta Alcides.



Outro fator positivo, que tem contribuído para o aumento do número de visitantes é a segurança. A Fundação Florestal realiza fiscalização constantemente, com objetivo de ordenar as atividades, além de delimitar a área de estacionamento para os veículos e realizar o controle de acesso à lage da Pedra, principal atrativo desta Unidade de Conservação.



O prefeito Saulo Pedroso tem pautado a melhoria dos equipamentos turísticos da cidade e, em relação à Pedra Grande, fez questão de priorizar o regramento das atividades no local. Ele acredita que a Prefeitura tem conseguido aliar o fomento ao turismo ao respeito à natureza, oferecendo boas condições às pessoas que visitam o monumento.



“A Administração Municipal tem tratado com bastante cuidado e responsabilidade a questão da Pedra Grande, nosso maior e principal ponto turístico. Com a ajuda de parceiros, temos trabalhado para garantir a boa conservação, oferecendo aos visitantes um local seguro, sempre priorizando o respeito à natureza”, afirmou. “Hoje, a Pedra Grande revela seu verdadeiro potencial, graças a uma política responsável e pró-ativa, digna do maior cartão-postal atibaiense”, concluiu.

X