No período de 18 a 29 de Janeiro de 2012, aconteceu na sede do ARC&VB, em parceria com a Casa do Caminho e tendo apoiadores como IDESTUR (Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural), o 1º Curso de Capacitação de Monitores de Turismo Rural, Aventura e Natureza.
A notícia completa você pode conferir clicando aqui.
Conforme informado na notícia da entrega dos certificados aos alunos e professores do curso, o ARC&VB está buscando, junto à Casa do Pequeno Trabalhador de Atibaia, oportunidades para que esses jovens se insiram no mercado de trabalho.
Segundo Idário Antiqueira, Presidente da Casa do Pequeno Trabalhador, O Programa de Aprendizagem em Hospedagem, possui alguns procedimentos básicos necessários para o conhecimento do assunto, bem como, para a formalização da contratação de aprendizes, seguindo a legislação vigente:
FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA
-Horas práticas na empresa.
-Horas teóricas na entidade.
-O registro é efetuado pela empresa.
-A contribuição da empresa para a formação do aprendiz é de R$ 105,00
-O aprendiz é contratado, no mínimo, pelo sistema de salário/hora ou, no máximo, por valor superior a critério da empresa.
-A formalização da contratação exige contrato de aprendizagem, registro em carteira e definição da carga horária semanal.
-O programa implantando sugere a contratação pela jornada de 6 horas diárias (30 horas semanais) ou no máximo 8 horas diárias (38 horas semanais).
-A carga horária semanal inclui as horas teóricas de 06 horas em dia a ser definido.
-É permitida a distribuição das horas práticas incluindo o final da semana.
FORMALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO
Todos os procedimentos desde o registro em carteira, avaliações do aprendiz (comportamento e desempenho), familiar (desvio de conduta) e assessoria técnica trabalhista, serão acompanhados pela CASA DO PEQUENO TRABALHADOR DE ATIBAIA com o intuito de orientar a empresa na condução do sistema de aprendizagem.