Com o tema “Dialogar, o grande desafio para o desenvolvimento turístico” iniciou-se em abril deste ano, o projeto de Desenvolvimento Turístico para o Circuito Entre Serras e Águas, com iniciativa Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, sob o comando do SENAC – entidade de excelência no turismo e apoio da Secretaria de Turismo de Atibaia, Unicidades e Guarulhos CVB.
Foram 6 oficinas ao total, finalizado agora no último dia 08 de outubro, passando por cidades como Atibaia, Bragança Paulista, Nazaré Paulista, Mairiporã, Guarulhos e Joanópolis, com participação de aproximadamente 300 pessoas, com dinâmicas que estimularam os participantes a questionar, responder, pensar e refletir qual perfil do Circuito, desafios e oportunidades de desenvolvimento turístico.
O ARC&VB desenvolveu um portal do Circuito, onde o turista encontra informações turísticas da região: www.circuitoentreserraseaguas.com.br e agora conta com a participação e apoio dos municípios para a divulgação do que temos de melhor.
Confira aqui alguns depoimentos de participantes sobre o trabalho desenvolvido:
“Acreditamos que a partir destes encontros o cenário mude e se fortaleça. O Circuito é recente e precisa da união de todos. Presenciei a vontade de mudança dos participantes para que a nossa região cresça forte e sustentável, e mais ainda, ficar claro pra todos que a responsabilidade é de todos nós. A ‘regionalização’ é a palavra-chave para o desenvolvimento turístico. Agradeço a presença de todos os empresários, poder público, terceiro setor e parceiros do Trade”, ressalta Alexandre Anderson, presidente do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau.
“Quando iniciamos as tratativas com a equipe Senac, em novembro de 2013, eu sabia que tínhamos um desafio enorme em motivar as pessoas a participar, mas eu tinha certeza que conseguiríamos. E foi o que o aconteceu, pois há cada encontro, pessoas novas convidadas por algum participante encantado com o processo. A união das instituições e das cidades anfitriãs, foram a receita de sucesso deste trabalho”, ressalta Valéria Andrade de Thomaz, ex-presidente do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau que esteve a frente da instituição até junho deste ano.
“Os encontros proporcionados para o desenvolvimento do turístico da região que envolve todos os municípios do Circuito Entre Serras e Águas, coordenado pela entidade SENAC, foi uma inciativa importante para todos nós. Nesses encontros nos conscientizamos que os municípios tem que trabalhar juntos, identificando necessidades e oportunidades para ações e empreendimentos para fomentar o desenvolvimento regional, por meio de metodologias simples com o objetivo de construir coletivamente. Parabéns para a equipe!” – Selma Camargo da Secretaria de Turismo e Cultura de Bragança Paulista
“Estes encontros nos levaram a refletir sobre a complexidade e as premissas de uma ação regional. Juntar pessoas e municípios sobre um único projeto requer a superação e o reconhecimento do que é o melhor para o todo. Penso que foi um marco importante, sobretudo penso que as reuniões foram o retrato e mais perfeito diagnóstico do futuro do Circuito” – Danilo Duarte, Diretor Executivo do GRU Convention.
“Tivemos mais uma vez a oportunidade de construir um grande plano para a região do Entre Serras e Águas, com um ganho na qualidade de vida de todos os municípios envolvidos, além do fortalecimento e integração dos participantes do Poder Público e da iniciativa privada” – Josefa Leôncio, Diretora de Turismo da Secretaria de Turismo de Guarulhos.
“Participei dos encontros e foi muito produtivo. Percebi a necessidade de parcerias entre os municípios. Em equipe podemos fazer muito mais e fomentar o turismo do Entre Serras e Águas. Para onde vamos e o que queremos para o Circuito” – Renilde Romano, vice-prefeita e responsável pelo setor turístico da Prefeitura de Joanópolis.
“A metodologia aplicada pelo Senac para dar voz e participação aos diversos atores ligados a cadeia produtiva do turismo foi realmente fascinante. Encontrar a unidade em meio a diversidade de municípios, níveis de formação dos participantes e papéis que desempenham no mercado foi o grande legado deste primeiro ciclo. O desafio permanece para as próximas etapas exigindo cada vez mais vontade, envolvimento e articulação para conseguirmos pensar e agir em benefício de um cenário de desenvolvimento regional sem fronteiras municipais, culturais ou bairristas” – David Carvalho – Diretor de Desenvolvimento Turístico da Secretaria Municipal de Turismo de Atibaia.
“A cada participação nos produtivos Encontros do SENAC, tivemos a oportunidade de conhecer novos participantes e de reencontrar antigos players do turismo que voltaram a acreditar no Circuito Entre Serras e Águas! Certamente este trabalho desenvolvido com excelência pelo SENAC e pelo ARC&VB será considerado um dos grandes marcos no desenvolvimento do Circuito” – Jun Takaha – Diretor Projetos Turísticos da Secretaria Municipal de Turismo de Atibaia.
“O SENAC, demonstrou que domina as técnicas e a metodologia para se extrair um resultado consistente e homogêneo, de um grupo de pessoas onde a mais rica característica é justamente a divergência de realidades e culturas. Trabalhar com um grupo tão heterogêneo, que não só representa diferentes regiões, mas também origens de atuação diferentes, já que uns representam o terceiro setor, outros o empresariado e outros ainda o poder publico, exigiu experiência e uma didática nova e desafiadora. Sem duvida alguma, as chances de sucesso no desenvolvimento e promoção do Circuito Entre Serras e Águas aumentaram exponencialmente com o trabalho desenvolvido pelo SENAC nesses seis encontros” – Ronaldo Leme, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Joanópolis.
“Foi com muita alegria que retornei ao circuito Entre Serras e Águas no dia 8 de outubro e pude contribuir com o grupo. Naquele encontro o SENAC encerrava mais uma etapa do Plano Regional de Ação para o desenvolvimento turístico na região do Circuito Entre Serras e Águas fortalecendo e dando-nos diretrizes seguras de como fazer acontecer o Circuito Entre Serras e Águas. Gratidão pela oportunidade de contribuir para o desenvolvimento turístico da região” – Adriana Silva, Assessora de Turismo da Prefeitura de Jarinu.
Fonte: Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau – www.atibaiaeregiao.com.br (11) 4402 2159