Uma festividade exclusiva da religiosidade Católica que tem muita força em nossa região. Esse ano as cidades da região deram um show de criatividade e fé.

Algumas cidades da região, não confeccionaram o tapete, nos últimos anos essa tradição tem sido modificada por campanhas de doação de agasalhos, alimentos, etc. Porém, a tradicão continua em algumas cidades, prova disso são os belíssimos tapetes criados pelas comunidades religiosas e seus fieis.

A pesquisadora Lilian Vogel, assim como cita o Jornal O Atibaiense, tem se aprofundado no tema e de 2015 para cá, tem apoiado as comunidades que desejam manter e até mesmo resgatar essa tradição, que retrata além da religiosidade e fé, a partilha entre membros de comunidades, o trabalho em equipe, a criatividade e até mesmo os dotes artísticos de um determinado grupo de pessoas.

O resgate dessa tradição está cada vez mais aflorado nas comunidades. Algumas igrejas que deixaram de confeccionar, voltarão em 2017, como por exemplo a Matriz São João Batista. Um ótimo momento para você que nos visita nessa época e gosta de acompanhar a festividade, para se programar.

Conheça um pouco de como é a história e os tapetes em algumas cidades da região…

A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte e cultura popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.

A pesquisadora Lilian Vogel, de Atibaia, está preparando um novo livro, que será sobre o tema, estudando as manifestações em Atibaia e em outras cidades.

Em vários pontos do país, esses tapetes utilizam diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, incluindo dizeres e figuras relativas ao assunto. Sobre os tapetes, passam as procissões.


A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois há o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade e na quinta-feira, neste ano no dia 26 de maio, é a celebração do Corpus Christi.

É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses. A tradição de fazer o tapete vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis, em Santa Catarina.


O barroco enriqueceu com características de pompa. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música e expressões de grandeza. No interior paulista, há festas em Matão e Santana do Parnaíba, por exemplo. Ouro Preto, Castelo (ES), Cabo Frio (RJ), e Flores da Cunha (RS) são outros locais com tradição.

Em Atibaia, é uma festa tradicional, com o tapete, ocorrendo atualmente em bairros. O povo da cidade inicia na madrugada desse feriado religioso o difícil trabalho de forrar e formar nas ruas os tapetes com desenhos compostos por serragem (pintada em diversas cores) e pó.

Fonte: http://goo.gl/ckvsQF

Atibaia – Matriz São João Batista

Atibaia – Cristo Rei

Bragança Paulista – Santa Terezinha

Piracaia – São Braz

Mairiporã – Nossa Senhora do Desterro

Nazaré Paulista – Nossa Senhora de Nazaré

Jarinu – Mãe Rainha

Santuário Bom Jesus dos Perdões

X