|
Ação foi oferecida por empresa associada ao ARC&VB com apoio do Hotel Itapetinga
No último dia 25 de outubro, durante a tarde, houve uma capacitação inédita em Atibaia, no Hotel Itapetinga. Uma parceria entre o ARC&VB e a empresa associada ESH Solutions, possibilitou a aula inaugural de capacitação em inglês para o grupo de voluntários da terceira idade, que atua no CIT (Centro de Informação Turística Regional), operado pelo ARC&VB.
Com a proximidade da realização da Copa do Mundo no Brasil, a precariedade do atendimento bilíngue ao turista estrangeiro tem sido muito abordada pela mídia em geral. Antes da Copa das Confederações, que aconteceu em junho desse ano, vários programas de televisão e artigos da mídia eletrônica e impressa abordaram o assunto, mostrando que o Brasil tem um grande desafio para enfrentar. Nesse sentido, é importante que os profissionais envolvidos no atendimento ao turista tenham um conhecimento básico em inglês. Essa modalidade de ensino, focada na linguagem profissional é conhecida por inglês instrumental ou inglês operacional. Trata-se do estudo do idioma como ferramenta de trabalho, para que o contato inicial supere as dificuldades de comunicação.
“Essa ação de hoje é uma tentativa de despertar a atenção da cidade para o tema. Atibaia tem forte potencial turístico, e um atendimento básico em inglês, com frases do atendimento profissional, representará um diferencial para a cidade, que está em uma região privilegiada“, declara Andréa Silva, professora de idiomas, da ESH Solutions. “A disponibilidade, desse grupo da terceira idade, em aprender e o esforço para conhecer um novo idioma, será exemplo para os demais profissionais de Atibaia” continua a professora.
O grupo do CIT será acompanhado pela empresa ESH Solutions, para avaliação da eficácia do treinamento e necessidade de aulas complementares. Será uma pesquisa de campo para verificar a utilidade da abordagem instrumental, para que ela possa ser aplicada em outros estabelecimentos com atendimento ao turista, bem como profissionais liberais e serviços em geral. “A ação do treinamento em inglês foi muito importante, afinal já tivemos problemas ao receber turistas estrangeiros no CIT. A receptividade das voluntárias foi muito boa, todas estão motivadas a praticar para garantir a naturalidade ao falar o novo idioma” conta Yvanilse Riva, diretora do grupo de idoso do CIT.
Na foto acima: Andrea Silva, Valéria Andrade de Thomaz e Yvanilse Riva
Na foto acima: David Carvalho, Diretor de Desenvolvimento Turístico de Atibaia
Como material de apoio para os atendentes do centro de informação, foi elaborado um flyer em inglês, para ser entregue aos turistas. O material impresso tem informações básicas sobre Atibaia e do Circuito entre Serras e Águas. O portal (www.circuitoentreserraseaguas.com.br) tem informações das cidades do circuito e é equipado com a ferramenta de tradução eletrônica, para facilitar o acesso à informação pelos estrangeiros.
“O modelo de gestão do CIT Regional é inovador e já podemos dizer que um case de sucesso, pois no mesmo espaço contamos com os voluntários da terceira idade, um estagiário Jovem Aprendiz e uma funcionária com necessidades especiais em parceria com a ACIA (Associação Comercial de Atibaia). Com isso aprenderemos a desenvolver um atendimento cada vez melhor diante dos diferentes perfis de públicos. E esta capacitação em inglês vem somar se tornando mais um diferencial“, ressalta Valéria Andrade de Thomaz, presidente do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau.
Assessoria ARC&VB - www.atibaiaeregiao.com.br